sexta-feira, 28 de maio de 2010
JUNHO AMBIENTAL 2010 - Maracanaú
O lançamento da Agenda 21 e do Programa “Lixo Zero, Saúde Mil” será destaque na programação do Junho Ambiental de Maracanaú. O evento será realizado de 1º a 30 do próximo mês, com a presença do secretário de Meio Ambiente de São Paulo, Eduardo Jorge, e do especialista em Educação Ambiental, Genebaldo Freire. Aproveitando a grande movimentação popular, a Secretaria de Meio Ambiente instalará um estande dentro da cidade cenográfica que será montada no VI São João de Maracanaú, que ocorrerá de 8 a 27 do próximo mês. Durante o Junho Ambiental, serão realizadas atividades como passeio ciclístico, blitze ecológicas e distribuição de sacolinhas de lixo para carro em diversos pontos da cidade, no objetivo de sensibilizar a população sobre os problemas ambientais do Município. Serão discutidas, ainda, ações para a diminuição do impacto ambiental e formas de se ter uma vida integrada ao meio ambiente.
(fonte: http://www.maracanau.ce.gov.br/ )
REMAR Maracanaú - Contribuindo para a educação ambiental.
A Rede Maracanauense de Educação Ambiental – REMAR, tem como objetivo, reunir informações das ações ambientais que são desenvolvidas no governo, no setor privado e no terceiro setor.
A REMAR parte da idéia de mediar uma troca de experiências exitosas, materiais pedagógicos, socializar as ações desenvolvidas e fontes de financiamento. Nesse contexto, a Educomunicação se insere. Esse termo é bastante recente, mas as aproximações entre educação e comunicação vem de longa data. A Educomunicação é uma ferramenta de grande potencial na educação ambiental para a sustentabilidade, promovendo a participação da comunidade e ampliação dos conhecimentos. Para isso, faz-se necessário o uso da mídia. A produção de vídeos, programas de rádio, publicações, folhetos, músicas, com o uso das novas tecnologias da informação e da comunicação - TIC, pretende tratar de questões ambientais locais e com as quais o governo, a indústria e a comunidade se vêem confrontados no dia-a-dia. Dessa forma, a REMAR visa exercer uma ação integradora das experiências realizadas no município, buscando desenvolver o prazer pelo conhecimento e a formação de cidadãos capazes de atuarem em favor de um meio ambiente mais saudável.
Público alvo: Governo, Setor Privado e Organizações Não Governamentais.
Atividades desenvolvidas pela REMAR: cadastramento de todas as atividades e ações ambientais desenvolvidas pelo Governo, Setor Privado e Organizações Não Governamentais.
(fonte: http://www.maracanau.ce.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=395:rede-maracanauense-de-educacao-ambiental-remar&catid=84:meio-ambiente&Itemid=206 )
Dia Mundial do Meio Ambiente
No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.
A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.
A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.
Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.
A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.
A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da secretaria especial do meio ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.
Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies animais.
A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.
É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.
(fonte: brasilescola)
Você é mais esperto que um pug?
Será que é tão difícil assim por em prática o que chamamos de ''educação ambiental''?
Se ele conseguiu, você também consegue.
(fonte: youtube)
sábado, 15 de maio de 2010
O que é a Agenda - 21?
A Agenda 21 foi um dos principais resultados da conferência Eco-92 ou Rio-92, ocorrida no Rio de Janeiro, Brasil, em 1992. É um documento que estabeleceu a importância de cada País a se comprometer a refletir, global e localmente, sobre a forma pela qual governos, empresas, organizações não-governamentais e todos os setores da sociedade poderiam cooperar no estudo de soluções para os problemas sócio-ambientais. Cada país desenvolve a sua Agenda 21 e no Brasil as discussões são coordenadas pela Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável e da Agenda - 21 nacional (CPDS). A Agenda 21 se constitui num poderoso instrumento de reconversão da sociedade industrial rumo a um novo paradigma, que exige a reinterpretação do conceito de progresso, contemplando maior harmonia e equilíbrio holístico entre o todo e as partes, promovendo a qualidade, não apenas a quantidade do crescimento.
Com a Agenda 21 criou-se um instrumento aprovado pela OMF, internacionalmente, que tornou possível repensar o planejamento. Abriu-se o caminho capaz de ajudar a construir politicamente as bases de um plano de ação e de um planejamento participativo em âmbito global, nacional e local, de forma gradual e negociada, tendo como meta um novo paradigma econômico e civilizatório.
As ações prioritárias da Agenda 21 brasileira são os programas de inclusão social (com o acesso de toda a população à educação, saúde e distribuição de renda), a sustentabilidade urbana e rural, a preservação dos recursos naturais e minerais e a ética política para o planejamento rumo ao desenvolvimento sustentável. Mas o mais importante ponto dessas ações prioritárias, segundo este estudo, é o planejamento de sistemas de produção e consumo sustentáveis contra a cultura do desperdício. A Agenda 21 é um plano de ação para ser adotado global, nacional e localmente, por organizações do sistema das Nações Unidas, governos e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente.
Assinar:
Comentários (Atom)


